Presença no Fórum EFQM 2022

Participei, nos dias 26 a 28, no Fórum da EFQM (European Foundation for Quality Management), organização que concebeu e vem mantendo atualizado o Modelo de Excelência que serve de referência na gestão de muitas das melhores organizações privadas, públicas, ONGs e outras.

Foi o primeiro Fórum a ter lugar depois de ter entrado em vigor a edição de 2020 daquele Modelo, claramente disruptiva em relação à edição que vigorava desde 2013. Muitas organizações já estão a usar esta Edição, conforme pode ser verificado na base de dados de organizações reconhecidas pela EFQM (https://shop.efqm.org/recognition-database).

Estes eventos são sempre de enorme interesse, em boa parte pelas apresentações dos oradores convidados, mas também por serem conhecidos os premiados no EFQM Global Award.

No primeiro domínio tivemos intervenções notáveis de John Irwin da empresa Denroy Group, uma empresa de injeção de plásticos e fabrico/manutenção de moldes, possuindo 7 “Diamantes” EFQM e todos os reconhecimentos para fornecer a indústria aeronáutica (Boeing e Airbus, entre outras), seguida de outra, igualmente notável, de Thomas Lazer da Signify (uma empresa do universo Siemens). Para não me alongar referirei apenas que tivemos o privilégio de ouvir a descrição do “Dubai Government Excellence Programme” (e como, por cá, produziria efeitos …), bem como uma intervenção da Metsa Group sobre ‘Accelerating the forest-based circular economy’ (e, de novo, pensar, como, por cá, tanto impacto teria …).

Como também é usual nestes eventos tivemos uma intervenção “fora da caixa” de Frederic Bau, reputado Chef pasteleiro que, não sendo utilizador do Modelo da EFQM, partilhou connosco como os “segredos” da cozinha podem ser usados para mudar e transformar as organizações e como isso encaixa tão bem no Modelo da EFQM. Encantou-nos a todos.

Quanto ao EFQM Global Award 22 seguem-se os resultados, não podendo deixar de salientar a Bosch Security Systems S.A. sedeada em OVAR. Parabéns.

Eng. José Morais
CEO da Lexus-Consultores

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Centro Empresarial da Marinha Grande Rua de Portugal, Lote 18 - Fração F  2430-028 Marinha Grande